Sabouraud

O ágar Sabouraud é recomendado para o cultivo, isolamento e identificação de fungos patogênicos e leveduras. O ótimo crescimento dos fungos se deve às altas concentrações de carboidratos. O meio não dispõe de inibidores de microflora acompanhante, mas agentes inibidores podem ser adicionados. Os inibidores mais utilizados em associação com o ágar Sabouraud são: ciclohexemida (500mg/L), penicilina (20.000UI/L), estreptomicina (40mg/L), cloranfenicol (40mg/L).

Para a detecção de leveduras, adicionar 40mg/L de neomicina e 20.000UI/L de penicilina. Para isolar Candida albicans recomenda-se Sabouraud com 4% de destrose adicionado de cloreto de trifeniltetrazolio (TTC) (100mg/L).

O pH do meio, levemente ácido, inibe o desenvolvimento de algumas bactérias e de algumas espécies de fungos. O período de incubação deste ágar é de no mínimo 3 dias a 25ºC.

O ágar Sabouraud glicose é o meio adequado para o isolamento dermatófitos;

Ágar Sabouraud com cloranfenicol é o meio usado quando se deseja inibir o crescimento bacteriano e realizar a contagem de fungos.

O caldo Sabouraud é um meio líquido que serve para o controle de esterilidade e para a realização de procedimentos baseados na utilização de membranas filtrante.

As placas prontas devem ser armazenadas sob refrigeração (2º a 8ºC) por 2 meses.

O Ágar Sabouraud oferece as seguintes vantagens:

Mais fácil de se utilizar. O meio é fornecido em placas prontas para o uso eliminando o trabalhoso processo de preparação dos meios em laboratório.

Agar Contagem de Placas Biocen é sinônimo de qualidade, pois além de seus atributos e funcionalidade intrínsecos, seu desenvolvimento, produção e distribuição, se baseiam em BPL, BPF e Normas ISO 9001:2000

Controle de Qualidade:
pH: 5,6 ± 0,2
Cor e aparência do meio preparado: cor ambar claro levemente opalescente

Cepas recomendadas:

Candida albicans ATCC 26790 Crescimento bom
Candida albicans ATCC 10231 Crescimento bom
Saccharomyces cerevisiae ATCC 9763 Crescimento bom
Saccharomyces uvarum ATCC 9080 Crescimento bom


 

 MEIOS DE CULTURA
 Clique abaixo apra  acessar nossos  meios de cultura  tradicionais:

 Agar Sangue

 Baird Parker

 Mac Conkey

 Sabouraud

 TSA

    Rua Pedro Stancato, nº 690, Chác. Campos dos Amarais - Campinas - SP
    Telefone: (19) 3246.2581     Fax: (19) 3246-2581     atendimento@biocendobrasil.com.br