CROMOCEN SC      
(Placas prontas para uso)


É um meio cromogênico, produzido pela BioCen do Brasil, para a detecção, isolamento, diferenciação e/ou contagem de Salmonela (exceto S. typhi) e coliformes totais de outras bactérias Gram-negativas.

Por ser um meio de cultura da nova linha de meios cromogênicos, garante diversas vantagens ao ser utilizado:

Mais rápido. A detecção, isolamento, diferenciação e/ou contagem de Salmonela e coliformes, se realiza em um período máximo de 24 horas. Também para os microorganismos de interesse, se eliminam as provas bioquímicas de identificação, em função de substratos específicos já incluídos no meio.

Mais econômico. Permite a economia de meios e reativos para as identificações bioquímicas adicionais, prévias às provas sorológicas para Salmonela.

Mais fácil de se utilizar. O meio é fornecido em placas prontas para o uso eliminando o trabalhoso processo de preparação dos meios em laboratório. A identificação ocorre por meio da diferenciação das cores, eliminando-se a necessidade de investigação de um número significativo de colônias que não são características.

Mais preciso. Sua exatidão diagnóstica é superior à dos meios convencionais destinados ao mesmo propósito, para todos os microorganismos de interesse.

Mais confiável. A reação cromogênica, combinada com a bioquímica, garante maior confiabilidade nas respostas.

CromoCen® SC é sinônimo de qualidade pois além de seus atributos e funcionalidade intrínsecos, seu desenvolvimento, produção e distribuição, se baseiam em BPL, BPF e Normas ISO 9001:2000

Características Técnicas do produto:

Microorganismo Características das colônias isoladas Inoculação por inundação de superfície Inoculação por estria
Salmonela (excepto S. typhi) (typhimurium, cholerae-suis, enteritidis) Centro vermelho, bordas mais claras
Coliformes (exceto Klebsiella e Citrobacter) Verde-azulado
Klebsiella e Citrobacter Violeta

O meio baseia seu funcionamento na combinação de uma reação cromogênica para detectar a atividade b-galactosidase e uma reação bioquímica de degradação de fontes de carbono que produzem uma diminuição do pH, com a conseqüente alteração de cor do indicador incluído na formulação.

A combinação das bases nutritivas utilizadas, permite o crescimento adequado dos microorganismos de interesse, na presença de inibidores para os microorganismos Gram-positivos.

A utilização de um agente que proporciona opacidade, possibilita um maior contraste de cores e uma melhor observação das respostas.

As colônias incolores ou com pigmentação própria, correspondem a outras bactérias Gram-negativas.

Os organismos Gram-positivos têm seu crescimento inibido no meio.

A sensibilidade (de 94 a 100 %) e especificidade (de 96 a 100 %) diagnósticas foram muito elevadas em todos os casos para os microorganismos de interesse. O meio pode ser usado em diversos segmentos da indústria de alimentos, cosméticos, produtos farmacêuticos e biotecnológicos, entre outros.

Apresentação:
Pacotes contendo 10 placas de Petri de 90 x 15 mm com 16 mL de meio.

Indicações para a conservação e uso:
Mantenha o meio à temperatura de 4 a 120 C por um período de até 4 meses, protegido da luz. Abra o pacote no momento de usar as placas. Observe que a superfície do meio não esteja úmida, senão secá-la por trinta minutos, aberta, em fluxo laminar ou estufa higienizada.

Controle de qualidade:
pH: 7,0 ± 0,2
Cor e aparência do meio preparado: vermelho, opaco com precipitado.

Cepas recomendadas:
Salmonella typhimurium ATCC 14028 (centro vermelho, bordas mais claras)
Citrobacter freundii ATCC 8090 (violeta)
Streptococcus faecalis ATCC 29212 (inibido)


Salmonella typhimurium: Centro vermelho, bordas mais claras


Coliformes: Verde-azulado

 

 MEIOS DE CULTURA

 Clique abaixo apra  acessar nossos  meios de cultura

 CromoCen® AGN

 CromoCen® CC

 CromoCen® ECCS

 CromoCen® SC

    Rua Pedro Stancato, nº 690, Chác. Campos dos Amarais - Campinas - SP
    Telefone: (19) 3246.2581     Fax: (19) 3246-2581     atendimento@biocendobrasil.com.br