CROMOCEN AGN      
(Placas prontas para uso)


É um meio ÚNICO e inovador produzido pela Biocen do Brasil para a identificação rápida e simultânea de Aeromonas e Pseudomonas, apropriado também para a identificação e/ou contagem de Salmonella, E. coli e coliformes.

Dentro da nova linha de meios cromogênicos CromoCen®, o AGN ocupa um lugar relevante, porque não existe no mercado, nenhum outro meio que brinde tantas vantagens ao laboratorista, nas aplicações para as quais foi desenvolvido.

CromoCen® AGN oferece as seguintes vantagens:

Mais rápido. A identificação e/ou contagem dos microorganismos de interesse, se realiza em um período máximo de 24 horas de incubação e em um único passo. Simultaneamente, se identificam as Aeromonas e Pseudomonas, E. coli e coliformes. Também para os microorganismos de interesse, se eliminam as provas bioquímicas de identificação, em função de substratos específicos já incluídos no meio.

Mais econômico. Com apenas uma placa, pode-se substituir vários meios tradicionais, assim como provas bioquímicas, além de se economizar tempo e recursos em sua preparação e na leitura dos resultados.

Mais universal. Possui elevada capacidade para identificar e/ou quantificar os mais importantes microorganismos Gram-negativos de interesse, indicadores da qualidade sanitária, assim como os patogênicos de relevância para o ser humano, os animais e o ambiente em geral e em numerosos tipos de amostras das mais diversas origens.

Mais fácil de se utilizar. O meio é fornecido em placas prontas para o uso eliminando o trabalhoso processo de preparação dos meios em laboratório. A identificação ocorre por meio da diferenciação das cores e da formação de halos, eliminando-se a necessidade de investigação de um número significativo de colônias que não são características.

Mais preciso. Sua exatidão diagnóstica é superior às dos meios convencionais, destinados ao mesmo propósito.

Mais sensível. A presença de uma mistura de nutrientes especialmente selecionados, possibilita altos níveis de recuperação para o isolamento de Aeromonas e Pseudomonas.

CromoCen® AGN é sinônimo de qualidade pois além de seus atributos e funcionalidade intrínsecos, seu desenvolvimento, produção e distribuição, se baseiam em BPL, BPF e Normas ISO 9001:2000

Características técnicas do produto:

Microorganismo Características das colônias isoladas Inoculação por inundação de superfície Inoculação por estria Identificação por fluorescência
Aeromonas sp. Verde claras com ou sem halo transparente amplo*
Pseudomonas aeruginosa De rosa a laranjas com halo transparente amplo, com fluorescência esverdeada
Salmonella (excepto typhi) Rosa intenso con bordas rosadas
E. coli (excepto E. coli O157:H7) Violeta azulada de coloração intensa com halo violeta
Coliformes Diferentes tonalidades de violeta
*Algumas espécies de Aeromonas isoladas de amostras clínicas podem apresentar colônias violetas com halo.


O meio baseia seu funcionamento em uma complexa composição de nutrientes que promovem um crescimento rápido e adequado dos microorganismos de interesse além de possuir inibidores dos Gram-positivos.

A presença na formulação do meio, de proteínas lácteas e fontes de carbono, assim como de uma substância inerte contrastante, possibilitam a detecção da atividade proteolítica e/ou a precipitação de proteínas por mudança de pH em uma zona ao redor das colônias, permitindo o surgimento de halos transparentes.

A combinação de substratos cromogênicos para detectar a atividade ß-galactosidase e ß-glucuronidase, possibilita a identificação de E. coli e dos coliformes. A incorporação do indicador de pH, que reage ao acidificar-se o meio pela atividade enzimática específica proveniente das fontes de carbono, provoca alterações de cor, e brinda conjuntamente com as cores derivadas da decomposição dos substratos cromogênicos, possibilidades adicionais de diferenciação.

De maneira presuntiva, o meio possibilita a identificação de outras espécies de Pseudomonas pelo surgimento de colônias de cor rosa ao laranja, com ou sem halo transparente amplo, na maioria dos casos com fluorescência azulada, favorecida pela presença de determinados íons.

Dentro dos coliformes, as espécies de Klebsiella podem ser presuntivamente identificadas pelo surgimento de colônias mucoides de diferentes tonalidades de violeta.

As colônias incolores ou com pigmentação própria são características de outras bactérias Gram-negativas.

Os organismos Gram-positivos são inibidos neste meio.

Apresentaram elevada Sensibilidade (de 95 a 100 %) e Especificidade (de 95 a 100 %) diagnóstica em um período máximo de incubação de apenas 24 horas. O meio pode ser usado em diversos segmentos da indústria de alimentos, cosméticos, produtos farmacêuticos e biotecnológicos, entre outros.

A identificação presuntiva de Aeromonas foi superior, com o CromoCen® AGN, à alcançada com o Meio para Aeromonas de Ryan (Fig. 1)




Apresentação:
Pacotes contendo 10 placas de Petri de 90 x 15 mm com 16 mL de meio.

Indicações para a conservação e uso:
Mantenha o meio à temperatura de 4 a 120 C por um período de até 4 meses, protegido da luz. Abra o pacote no momento de usar as placas. Observe que a superfície do meio não esteja úmida, senão secá-la por trinta minutos, aberta, em fluxo laminar ou estufa higienizada.

Controle de Qualidade:
pH: 7,0 ± 0,2
Cor e aparência do meio preparado: rosa escuro, opaco, com presença de precipitado.

Cepas recomendadas:
Aeromonas hydrophila ATCC 7966 (verde claras com ou sem halo transparente amplo)
Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 (de rosa a laranja con halo transparente amplo e fluorescência esverdeada)
Salmonella typhimurium ATCC 14028 (rosa intenso com bordas rosadas)
Escherichia coli ATCC 25922 (violeta azulada de coloração intensa con halo violeta)
Citrobacter freundii ATCC 8090 (violetas)
Streptococcus faecalis ATCC 29212 (inibido)



Aeromonas: verde claras, halo transparente


Pseudomonas aeruginosa: de rosa a laranja com halo transparente amplo e fluorescência esverdeada


E. coli: violeta azulada com coloração intensa e halo violeta


Salmonella typhimurium: Rosa intenso com bordas rosadas


 

 MEIOS DE CULTURA

 Clique abaixo apra  acessar nossos  meios de cultura.

 CromoCen® AGN

 CromoCen® CC

 CromoCen® ECCS

 CromoCen® SC

    Rua Pedro Stancato, nº 690, Chác. Campos dos Amarais - Campinas - SP
    Telefone: (19) 3246.2581     Fax: (19) 3246-2581     atendimento@biocendobrasil.com.br